Especialistas concluíram que o material encontrado é o isótopo Natrio-22 , que é produzido industrialmente por reatores nucleares
Os funcionários da alfândega do Aeroporto Internacional de Sheremetyevo, em Moscou, apreenderam nesta sexta-feira,20 caixas com material radioativo destinado ao Irã, informou o Serviço Federal de Alfândegas (SFA).
A polícia russa prendeu uma pessoa, cujo nome não foi divulgado, após ser ativado o sistema de detecção de substâncias radioativas na área de embarque do aeroporto, segundo a agência Interfax.
Após a inspeção da bagagem, os funcionários alfandegários encontraram em suas malas 18 placas de metal embaladas em caixas de aço.
A primeira medição de radiação revelou que superava o permitido em 20 vezes, enquanto especialistas concluíram que o material encontrado é o isótopo Natrio-22, que é produzido industrialmente por reatores nucleares.
As autoridades do aeroporto enviaram o caso à Procuradoria de Transportes de Moscou.
A Rússia sustenta que o Irã tem direito a desenvolver um programa nuclear pacífico e se opõe à imposição de sanções internacionais contra o país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário