No UFC-140 em Toronto-Canadá, ocorrido no último sábado dia 10 de dezembro, o nosso campeão sofreu uma fratura distal de úmero do braço direito, mas felizmente, sem apresentar danos dos tecidos moles, sem comprometimento muscular e/ou nervoso e ligamentar. O médico que o atendeu em Los Angeles,USA optou por um tratamento conservador, sem intervenção cirúrgica, com uso de tala removível e aplicação de ondas de ultra-som, duas vezes ao dia por 20 min. Após acompanhar a evolução do quadro clínico durante toda a semana, com Rodrigo apresentando parestesia nas mãos e tendo contatado médicos especialistas na área, no Brasil e nos Estados Unidos e cuja opiniões eram por uma conduta cirúrgica, orientei Rodrigo a realizar nova avaliação médica e como já estava naquele país, ele seguiu para a Steadman Clinic, em Vail no Colorado, hospital onde realizou as duas cirurgias de quadril e local onde iniciamos o trabalho de reabilitação no início deste ano, que culminou com o seu retorno vitorioso ao octagon no UFC-Rio em agosto.
Minotauro e a fisioterapeuta Ângela Cortês |
A partir da decisão de uma segunda opinião médica, iniciamos os contatos nos EUA com Dr. Marc Philippon, respeitado especialista em artroscopia de Quadril e que operou Rodrigo; e com o Dr. Bruno Nogueira, que nos recebeu em fevereiro deste ano juntamente com o Dr. Leandro Eijsman, para a segunda artroscopia de quadril, médicos brasileiros que se encontravam nesse Centro Médico em Vail, aprofundando os seus conhecimentos; enviamos os exames de imagens realizados e como Rodrigo se apresentava clínica e psicologicamente.
Após várias coordenações com os médicos, telefonemas e emails, até a chegada de Rodrigo a Vail, ontem (16/12), finalmente estava tudo organizado! A equipe médica o estava aguardando, com o especialista da Steadman Clinic Dr. Thomas Hackett, que após avaliação, realizou uma intervenção cirúrgica em Rodrigo na madrugada de hoje. A cirurgia foi um sucesso! O procedimento foi realizado com uma incisão posterior no tríceps, com a manutenção da integridade total de bíceps.
Nestas duas primeiras semanas, Rodrigo já poderá realizar movimentos passivos de flexão e extensão de cotovelo, supinação e pronação ativa e algumas atividades funcionais do dia-a-dia.
Aproveitamos para agradecer toda a equipe médica, que liderada pelo Dr. Hackett conseguiu manter uma ótima integração e segurança durante todos os procedimentos cirúrgicos e também a todos os amigos, que torcem pela recuperação do Rodrigo.
Rodrigo está bem e certo que estamos no caminho! O Guerreiro estará pronto em breve e ficará o registro de mais uma história de superação do nosso campeão!
Muito trabalho pela frente nos espera, mas aguardem o retorno da Lenda 2, melhor do que nunca, rumo a novas vitórias!!