quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

RECOLONIZAÇÃO OU ANTI-TERRORISMO???

Desde o último dia 11 ouvimos falar e estamos acompanhando uma invasão,de certa forma,no país de Mali,na África,pelo seu país colonizador França.

Tudo começou no momento em que o presidente foi derrubado por um golpe de estado no ano passado.Desde então,grupos "revolucionários" influenciados pela primavera árabe começaram a justificar as barbáries cometidas usando o al Corão.

Armados com armas tomadas do ditador Muamar Kadafi,na Líbia,estão a aterrorizar o país,mesmo sem o reconhecimento internacional de qualquer governo em Mali.

Então com o apoio das nações unidas,EUA e países vizinhos de Mali,estes na verdade já nem importavam tanto.Mas a França iniciou a sua "guerra contra o terrorismo",tentando evitar que Mali se transforme em um campo de treinamento para grupos terroristas,como foi com o Afeganistão na década de 90.

Mas é claro que sempre existe um algo mais nas histórias de países "bonzinhos" que quererm a paz mundial a preço de nada.A verdade é que Mali foi colonizada pela França e é uma grande reserva de urânio.Sim,urânio.A fonte de energia mais utilizada na França.

Seria uma espécie de recolonização de Mali,ou talvez será que é mesmo um tentativa de voltar com a democracia na região?Assim como foi com o Afeganistão,entregue completamente destruido,ou mais recentemente como foi no Iraque,com a tal guerra contra o terror e redemocratização do país?

Bem,como sabemos sempre há motivos extras para começar uma guerra,invasão ou simplesmente um golpe de estado,mas para manter a paz e ajudar ao próximo sempre é suspeito e merece investigações profundas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário