O Papa recentemente fez uma declaração muito feliz,que antes de mais nada reflete inteiramente a realidade vivida do mundo atual.
As palavras do Papa foram :"...não existe mais diferença entre o real e o virtual..."
Claro que estas palavras foram ditas no interesse de alertar os fiéis para uma espécie de reavivamento e redimensionamento da religião no mundo por meio das redes sociais,como divulgação das doutrinas e coisas assim.
Mas é claro que esta afirmação serve amplamente,pois hoje em dia o real e o virtual estão se misturando de tal forma que fica difícil dizer ao certo até onde os limites do mundo virtual podem influenciar no mundo real.
Até onde filmes,jogos,séries de televisão,redes sociais,e variáveis dos mesmos podem influenciar na mente humana,fazendo com que massacres sejam realizados com a simples desculpa de que foram "influenciados" por um ou outro destes que foram criados com intuito de serem distrações e diversões?
Nos últimos dias,com a invasão no país de Mali pelo exército francês (com motivações que tentarei esclarecer melhor em breve) surgiu uma figura,já conhecida no mundo dos aficcionados por jogos de guerra.Um soldado francês usando uma máscara do personagem Ghost,de um dos jogos da franquia Call of Duty foi fotografado.
O governo francês abominou a fotografia e desencorajou outros atos desse tipo pelos soldados franceses.
Mas enfim,será que existe mesmo motovação por parte dos meios de entretenimento para criar novos assassinos em série,ou soldados "máquinas de matar",ou ainda,torturadores por mero prazer de simular o mundo virtual?
E com estes questionamentos ficamos mais uma vez,sem saber se existe uma influência direta,ou se o que existe são pessoas com mentalidade fraca,atormentadas pelo stress do dia-a-dia,ou assombradas por forças e entidades desconhecidas que procuram uma forma de estravasar e aliviar a tensão presente dentro de cada um.
Para isso ainda não temos uma resposta única,mas vale o conselho dos antigos e sábios, em que tudo em excesso é veneno,por melhor que seja.
A moderacão é a palavra chave para conseguirmos equilibrar o mundo real com o mundo virtual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário