terça-feira, 15 de novembro de 2011

15 DE NOVEMBRO,PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA


Pois bem,como eu estava vendo mais cedo na televisão,os programas infantis sempre falam o por que dos feriados (é verdade,eu estava mesmo vendo programas infantis...) ,ou pelo menos, um pouco da razão deles.

Mas será que nós realmente sabemos o por que dos feriados nacionais,ou apenas aprendemos para fazer aquela prova de história e depois só nos serve para não trabalharmos ou não estudarmos?

Uma nação inteira curtinho o feriado de 15 de Novembro. Quantas pessoas sabem o porquê de se comemorar a data?

A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador Pedro II. Foi, então, proclamada a República dos Estados Unidos do Brasil.

A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.

Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano. Faziam parte, desse governo, organizado na noite de 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório; o marechal Floriano Peixoto como vice-presidente; como ministros, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira.

Agora que já sabemos um pouco mais sobre este feriado podemos curtir felizes,sem peso na consciência (se bem que pra feriado nós já não temos peso na consciência mesmo,rs.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário