PARTE III
CAPOEIRA
CAPOEIRA
Vamos agora para a mais pura arte brasileira.
A capoeira é uma mistura de danças e movimentos de luta originários da África e também do Brasil.
ORIGEM E HISTÓRIA
Os inventores da capoeira,foram basicamente os africanos que foram trazidos para o Brasil a partir do século XVI para serem escravizados nas lavouras de cana-de-açúcar.
As péssimas condições de vida e constantes humilhações criou um sentimento de revolta nos escravos,e assim,eles começaram a fugir das fazendas e a morar nos Quilombos,que eram as comunidades dos escravos fugitivos.
A capoeira foi criada como forma de defesa dos escravos,ensinada a todos,até para aqueles que ainda estavam nas fazendas,sendo escravizados - neste caso,a cultura da capoeira era passada por escravos fugitivos recapturados,que ensinavam a luta em forma de dança,para não despertar a desconfiança dos senhores do engenho .
Mesmo após a escravidão,a capoeira continuou sendo marginalizada e considerada um prática ilegal,pois em 1890,o presidente Deodoro da Fonseca,assinou uma lei que proibia a prática da capoeira,com punições severas para quem fosse pego.
Somente na década de 30,após apresentação feita ao então presidente Getúlio Vargas,é que a prática da capoeira foi liberada.
Existem dois estilos de capoeira:
CAPOEIRA ANGOLA
Que segue as suas fiéis origens,difundida principalmente pelo Mestre Pastinha,que jogou capoeira até seus 79 anos,formando várias gerações de angolanos.
CAPOEIRA REGIONAL
Estilo criado pelo Mestre Bimba,contendo mais acrobacias e saltos.
Foi este o estilo a ser apresentado ao então presidente do Brasil,Getúlio Vargas,e até hoje é o estilo mais difundido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário