terça-feira, 22 de março de 2016

NOVO PROJETO LITERÁRIO (Resenha e Prosa online)

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim.

Pois bem, eu estou lançando um novo projeto, um blog que é voltado mais para a literatura, em resumo, é um blog com informações sobre obras, recomendações, dicas, apresentação de autores, em breve teremos entrevistas com autores, enfim, tudo referente á arte da leitura e escrita.

Deêm uma olhada por lá, eu garanto que vocês vão gostar.

Ah, as publicações já começaram em alto estilo com uma breve apresentação da obra O Seminarista, de Ruben Fonseca.

Resenha e Prosa online.


Mais uma vez agradeço e aguardo por comentários e participação de todos...

A MATEMÁTICA E O COMPUTADOR: O DESAFIO DA EDUCAÇÃO

Com o advento da tecnologia e o enorme uso de computadores, celulares, tablets e vários dispositivos eletrônicos, a educação tem um grande desafio: como se adequar a esta nova época?

Cada dia mais podemos ver casos de plágio, a falta de raciocínios próprios, falta de concentração nos ambiente escolares e com isso, o professor precisa se desdobrar para conseguir aliar o que temos de bom atualmente e assim, chamar a atenção dos alunos, fazê-los focarem mais nos estudos e tentar aproveitar ao máximo, o momento que eles conseguem se concentrar, pelo menos um pouco.

No caso da matemática, o caso ainda é um pouco mais complicado, afinal de contas, temos uma boa parcela da população que não tem muito apreço (vamos dizer assim) pela ciência dos números, juntando isso com a facilidade dos computadores e dos softwares que são desenvolvidos a cada dia, nós acabamos nos acomodando e quando percebemos, já caímos em total desuso do papel e caneta para fazermos os cálculos. 

Mas será que isso é saudável?

Nós precisamos inovar a cada dia, fazer com que essa acomodação não nos deixe parados no tempo, afinal de contas, a tecnologia desenvolveu e muito, mas se nós pararmos para pensar, precisamos aproveitar o que ela tem de melhor, para podermos continuar evoluindo, se por acaso, ficarmos dependendo de computadores e dispositivos eletrônicos para fazer todo nosso trabalho, vamos acabar por estagnar nosso intelecto e quando formos exigidos de forma mais dura e não tivermos o recurso tecnológico, a possibilidade de não conseguirmos cumprir com nosso desafio é muito grande, afinal de contas, estamos cada dia mais dependentes da tecnologia. 

O que devemos fazer é aproveitar os recursos disponíveis para conseguirmos entender melhor e adquirirmos novas técnicas de desenvolvimento e repasse do conhecimento, não podemos parar no tempo com tanta tecnologia e recursos para seguirmos em frente, vamos modernizar sim, mas sem perder o pioneirismo e o desejo de saber mais.

segunda-feira, 21 de março de 2016

ECONOMIA COLABORATIVA: O FUTURO DA HUMANIDADE?

Olá, pessoal. Tudo bem com vocês?

Hoje venho aqui falar um pouco sobre economia colaborativa, isso mesmo, colaborativa.
Você deve estar se perguntando agora: O que é isso?

Pois bem, a economia colaborativa vem se mostrando como uma evolução da economia mundial e essa tendência chegou forte ao Brasil e está crescendo cada dia mais.

A economia colaborativa parte do princípio da troca, ou seja, eu tenho um produto ou serviço e estou precisando de um outro produto, ou serviço, mas, como estamos em um momento de recessão mundial, quero poupar e se possível não gastar dinheiro para isso. É ai que entra a economia colaborativa.

Um grupo de pessoas que estão a procura de um mercado e têm seus produtos e serviços a oferecer, praticamente o mercado de troca antigo, mas na verdade é uma evolução dele.

Por exemplo, eu tenho uma empresa que fabrica salgados e buffet e quero fazer uma campanha de marketing, então, encontro alguém que tem uma empresa de marketing e quer fazer a confraternização de fim de ano de sua empresa, e o que temos em comum? -Nenhum dos dois está com caixa para fazer o que tem em planos, pois bem, assim que vemos que nossos produtos podem servir de moeda de troca para conseguirmos o que queremos, negociamos e a buffet terá sua campanha de marketing, prospectando novos cliente e aumentando seu mercado e a empresa de marketing terá uma grande confraternização. 

Basicamente, é assim que acontece a economia colaborativa.

O site Consumo Colaborativo (http://ww2.consumocolaborativo.cc/) tem vários artigos referente a essa nova tendência ao nodo de vida colaborativo, desde caronas até viagens e aplicativos que divide os lucros com os usuários, temos também o Airbnb, que é um site de viagens onde você combina sua estadia com um anfitrião a sua estadia.

Então, o que tenho a dizer, é que você pode gastar menos (ou nem gastar) e conseguir o que você está procurando, você pode encontrar um diretório de sites de consumo colaborativo no endereço http://consumocolaborativo.cc/diretorio/ lá você procura por interesse e pode negociar diretamente com a pessoa que oferece o que você procura, neste momento da economia essa dica vale demais, hein.

Muito obrigado pessoal e até a próxima.

terça-feira, 15 de março de 2016

A EFICIÊNCIA DA TECNOLOGIA LED

Hoje nós podemos ver uma nova maravilha da tecnologia: A ILUMINAÇÃO EM LED...

Essa tecnologia que aumentando cada vez mais e invadindo os lares, ruas, comércios, carros e pasmem, até bicicletas eu já vi com LED's,rsrsrs.

Mas enfim, essa tecnologia inovadora vem invadindo o mercado brasileiro, porém, muitas lâmpadas de baixa qualidade já foram comercializadas por aqui, fazendo com que o INMETRO publicasse a portaria 144 para regulamentação dos processos e avaliação do desempenho das lâmpadas LED, isso, mesmo, afinal de contas, qualquer um tem acesso a lâmpadas de LED e isso já estava virando uma bagunça.

De um lado a grandes empresas que se estabeleceram no mercado estavam reduzindo suas vendas assustadoramente, enquanto LED's de baixa qualidade estavam sendo vendidos sem nenhuma restrição ou controle, por isso, a portaria regulamenta a fabricação, montagem, desempenho e eficiência dos produtos, classificando os mesmos com aquelas etiquetas que todos já vimos por ai, caso algum produto não conseguisse provar sua eficiência e desempenho, o mesmo era (e ainda está sendo) retirado do mercado.

Imagina, você paga um valor considerado alto para ter uma iluminação LED, com maior eficiência, durabilidade e economia e quando você vê....não tem nada disso.

Após essa medida do INMETRO, a fiscalização está sendo feita e a qualidade das lâmpadas estão sendo testadas, dando mais confiança para o consumidor, que quer ver aquele resultado final que só a lâmpada LED pode oferecer.

Agora sim, nós podemos usar e apreciar todos os benefícios da iluminação LED, mas não se esqueçam de seus direitos, caso você suspeite que sua lâmpada não está cumprindo o prometido, procure o fabricante e sua assistência técnica ou se informe sobre o que fazer junto ao INMETRO.

Valeu pessoal, até a próxima.

INCENTIVANDO A LEITURA EM CASA

Hoje em dia nós vemos as crianças em frente a computadores, tablets, celulares, vídeo-games e uma infinidade de outras distrações da indústria do entretenimento e muitos de nós pensamos: "bem, pelo menos a criança está quieta" ou "isso é bom para ele, ajuda a desenvolver", mas, será que estamos certos ao pensarmos assim?

Antigamente tínhamos alguns livros que eram "adaptados" ao meio escolar, estes livros vinham com pequenos questionários ao fim de cada capítulo, fazendo com que a criança viesse a ler todo o conteúdo para responder aqueles questionários, assim como, quando o professor(a) passa algum trabalho para fazer uma pesquisa, por exemplo, o aluno precisava se esforçar e ler para fazer a tarefa, já hoje, com a internet acessível a todos, ou a grande maioria (não estou reclamando disso, gente), as crianças não precisam mais ler e pesquisar, no sentido original da palavra, você apenas digita o que quer no Google (o pai de todos) e como um passe de mágica, lá está, tudo o que você precisa saber e um pouco mais.

É claro que não podemos falar apenas das crianças, pois nós, também gostamos (e muito) das facilidades que a internet traz, afinal, quando um professor te passava uma simples tarefa, você precisava se empenhar durante todo o fim de semana e hoje, em 30 minutos, está lá, toda a sua tarefa, completa.

Entramos então com um dilema: Como fazer para incentivar nossas crianças a lerem mais?

Hoje, nós temos mais do que nunca, instigar a curiosidade da criança, em alguns momentos, precisar sim nos privar dos benefícios da tecnologia e investir um pouco mais de nosso tempo com nossas crianças, afinal, elas são o espelho do que fazemos, assim, se nós não temos o costume de ler e ficamos apenas em frente à TV e computador, como podemos exigir que uma criança possa se aventurar e descobrir novos mundos através da leitura?

Nós precisamos apresentar nossas crianças ao fantástico mundo da leitura, fazer com que elas criem o seu próprio universo de imaginação e não apenas acompanhe o que uma outra pessoa já criou e é oferecido a ela. A criança precisa viver as aventuras, se sentir como se estivesse no cometa, junto com o Pequeno Príncipe, ou no cavalo de Dom Quixote, precisa olhar para uma estrada em meio a mata e imaginar Chapéuzinho Vermelho saltando e cantando por ali, precisa ver uma casinha e tentar adivinhar qual dos Três Porquinhos construiu aquela casa, se acontece, logo logo a criança já não será uma criança, será um jovem aventureiro que quer sair com Frodo, seguindo até Mordor para destruir o anel, logo vai querer acompanhar Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda, ou vai querer se apaixonar como Romeu e Julieta, viajar até o Japão no viagem de Xógum, conhecer Gabriela e se apaixonar por ela...

Mas para tudo isso, primeiro, essa criança precisa ser cativada e  incentivada, e então, você verá o quanto essa criança poderá ser independente, forte e realizada...

terça-feira, 8 de março de 2016

DIA DA MULHER

Mulher...

Palavra mágica, de muitos significados e de muita história.

Muitos significados sim, pois a mulher é a mãe da vida, mãe de todos, a mulher é o amor em forma de pessoa e ao mesmo tempo, o respeito, beleza e admiração. Na verdade, a mulher é de tudo um pouco, ela vai aos extremos, dizem que é o sexo frágil, mentira pura, pois quando a coisa aperta, quem ajuda, aconselha e está ao nosso lado é sempre ela, a mulher.

Quer seja mãe, esposa, amiga, irmã, namorada... a mulher pode ser qualquer coisa, desde o mais carinhoso afago, até o maior puxão de orelha da sua vida. Quem não se lembra daquele abraço gostoso, o cheiro, o beijo, o cafuné... ah, mas também tem a cobrança, a exigência, aquela advertência de mãe, aquela repreensão da professora, aquele desentendimento com a namorada, esposa... mas no fim, é para o nosso bem.

O que seria do mundo sem as mulheres? Seria um mundo frio, sem vida, sem cores, sem aromas e sabores, seria um mundo chato, sem aquela pessoa para poder conversar por um longo tempo, se esquecendo da hora, se esquecendo de tudo, seria um lugar sem respeito e com certeza, esse mundo já não existiria, haveria guerras, disputas por poder e não haveria ninguém para poder frear o ímpeto destruidor e possessivo que está no instinto do homem.

Enfim, a este dia, não podemos esquecer, precisamos nos lembrar de que sempre, sempre há pelo menos uma mulher na nossa vida a quem devemos tudo, pelo menos uma mulher, que nos deu a vida, mas quando tomamos nosso rumo, vemos que nossa vida também depende de outras mulheres, a quem também devemos tudo e fazemos tudo para ver bem, são esposas o presente divino para companhia e construção de toda uma vida e também, as filhas, sim, as filhas, que são a esperança de um mundo melhor, a esperança de que podemos ser melhores e que podemos passar e ensinar coisas melhores.

Agora, após refletir sobre este dia, sobre estas mulheres que nos cercam, podemos perceber que o mundo é delas, o homem é o sexo frágil por trás de uma couraça, mas na verdade, nós precisamos delas, o mundo precisa delas e com isso, acabamos de perceber que o dia 8 de março é uma bobeira, pois o dia da mulher são todos os dias...

quinta-feira, 3 de março de 2016

UM POUCO DA HISTÓRIA DO ENSINO A DISTÂNCIA (EaD)

Algumas pessoas às vezes me perguntam o que eu acho sobre a modalidade de ensino à distância (EaD), muita gente inclusive, acha que a história do EaD é recente, por isso, eu resolvi falar um pouco sobre este assunto por aqui.

Pois bem, a modalidade de ensino à distância (EaD) existe a muito tempo, alguns autores inclusive remontam ao tempo bíblico(Gouvêa e Oliveira, Educação a distância na formação de professores:viabilidades, potencialidades e limite, 2006), onde é mencionado o nome do apóstolo Paulo, que naquele momento escreveu cartas aos cristão da Ásia Menor, ensinando a viver em comunidade e conviver com as perseguições que estavam ocorrendo naquele período, ou seja, se considerarmos que a Bíblia contém vários livros com aprendizados, lições e doutrinas, logo podemos perceber que a modalidade EaD vem avançando lado a lado com a educação convencional.

Com o advento recente da tecnologia, com a internet, vários softwares, e legalizações como o decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005 que regulamenta e estabelece as diretrizes e bases do ensino a distância dentro da LDB, surgiram vários programas que estão apoiando e viabilizando cursos e projetos do ensino a distância e, com isso, a modalidade vem crescendo cada dia mais, algumas pessoas inclusive, chegam a cogitar o melhor aproveitamento e desempenho dos formandos em instituições de ensino a distância, por causa principalmente da disciplina que se faz necessária para seguir com o curso, sem alguém sempre à frente, chamando a atenção e tirando dúvidas, mas essa, é uma outra discussão.

O que nós podemos perceber, é que na atualidade a sociedade ainda tem muito preconceito com o aluno de uma instituição de ensino a distância, falando inclusive, que o conteúdo repassado é defasado e insuficiente para as atividades a serem desenvolvidas pelo "profissional" formado, mas, nós podemos perceber que, a grande maioria dos alunos dessa modalidade de ensino são alunos que trabalham em horários que não lhes proporcionam a opção de estudo em uma instituição presencial, ou que têm alguma dificuldade de acesso, como podemos ver claramente nas comunidade amazônicas, onde a modalidade EaD vem ajudando muita gente e crescendo cada dia mais, podemos ver o Programa Amazônia Conectada, que está sendo realizado junto ao Comando Militar da Amazônia e tem como finalidade ligar toda a Amazônia à capital Manaus, com cabos de fibra ótica para proporcionar uma internet veloz e trazer mais recursos para as comunidades mais isoladas (vocês podem ver uma reportagem sobre o assunto no endereço: http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=301388&codDep=30 ), ou seja, a tendência é que co ma velocidade e acessibilidade que a internet proporciona, a modalidade EaD supere não só em oferta como também em qualidade à modalidade de ensino presencial e assim, quem sabe nós, o povo brasileiro conseguiremos perceber que podemos sim, inovar e atualizar a nossa educação, que vem com o modelo mais que ultrapassado e medieval, mas isso, é assunto para outro post.

Por enquanto é isso, pessoal, espero que eu tenha aguçado a curiosidade de alguns e que vocês venham a pensar e pesquisar sobre o assunto, fico aguardando os comentários, sigam e marquem o blog como favorito e recebam as atualizações em primeira mão.

Muito obrigado e até a próxima...

quarta-feira, 2 de março de 2016

7ª edição da Feira Universitária do Livro 15 a 17 de março de 2016 UFMG

Olá, pessoal.

Hoje eu venho falar de uma oportunidade que muitas vezes não é bem divulgada, entre os dias 15 a 17 de março irá acontecer a 7ª edição da Feira Universitária do Livro. Estão confirmadas 25 editoras de todo o país e os livros estarão com até 50% de desconto com relação ao preço da capa.

Para você que está estudando, lecionando ou ainda está a procura de um bom material de apoio/estudo, essa é uma ótima oportunidade que não podemos deixar passar em branco.

A 7ª edição da Feira Universitária do Livro será realizada na Praça de Serviços, campus Pampulha da UFMG, vale a pena conferir, se por acaso não encontrar o material que você procura, com certeza você encontrará várias opções e terá a oportunidade de conhecer muita gente a ficar sabendo sobre futuros eventos da UFMG.

Para mais informações, segue o link com a página do Facebook, e vamos divulgar mais estes eventos, pessoal.

https://www.facebook.com/ufmgbr/?fref=nf

Abraços e até a próxima!...